Já estou naquela etapa de que estudei tudo o que tinha que estudar, mas não desisto e sempre procuro alguma atualização.
A Medicina, hoje em dia, foi transformada pela velocidade que os exames complementares sofisticados ajudam nos diagnósticos, tornando a tarefa de pensar cada vez mais esquecida
Uma das coisas que me incomodam são as siglas, usadas ao bel prazer e inventadas pelo profissional sem qualquer explicação.
Quando entrei para a faculdade, o médico que ministrou a aula inaugural de anatomia falou sobre o aumento do nosso vocabulário com milhares de termos e palavras novas, mas não falou em siglas.
Por diversas ocasiões, eu corrigi trabalho de conclusão de curso (TCC) de colegas e amigos e também alguma coisa de mestrado e doutorado. Para tal, fui conhecer as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que padroniza uma série de coisas e também a forma de escrever esses trabalhos. Havia, inclusive, uma matéria na faculdade que era chamada de "Metodologia Científica" e que ensinava essas coisas (mas isso veio depois do meu tempo).
Uma das normas que a gente aprendia era que as siglas deveriam acompanhar a descrição, como fiz acima, na sua primeira aparição, quando recebia a permissão de ser repetida no texto sem a descrição.
A alternativa, e que integrava a obra, era um glossário de siglas e até de algumas palavras.
Mais adiante, trabalhei numa empresa que iniciou um processo de acreditação e uma das regras era ter um glossário de termos médicos, para ser usado nas descrições.
- E qual o motivo de tanta falação? - perguntou o Quati
Há uma semana, houve uma prova para cargos na Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Santa Catarina (SC). Por curiosidade, fui ler as questões (não fiz a prova) para ver se eu conseguiria acertar.
E o que aconteceu? Dei de cara com uma quantidade absurda de abreviações, siglas e outros que poderiam atrapalhar qualquer candidato menos experiente e que não conseguiria traduzir o que estava escrito. Particularmente não tive dificuldade, pois já tenho experiência suficiente.
Só que, em dado momento, dou de cara com o "Mister Sopa" (é prova da Saúde ou tarefa do Master Chef?).
"MR SOPA" é um mnemônico (em inglês) para ajudar o médico inexperiente a lembrar do que deve fazer em determinada situação. Mesmo sem sabe o significado, era essa a resposta certa, pois as demais opções não se enquadravam na pergunta.
Gente! Chutaram a ABNT pro ralo!!
A prova é pra médico ou é prova de faculdade?
Cadê o glossário?
Realmente se a pessoa precisa do Mister Sopa para fazer um bom atendimento ela precisa rever os próprios conceitos.
A coisa tá foda!
Bom dia! Eu sou o Narrador

Nenhum comentário:
Postar um comentário