sábado, 1 de dezembro de 2012

As doze faces de um rio

”O rio Canoinhas é um rio brasileiro do estado de Santa Catarina. Nasce na Serra do Espigão (parte da Serra Geral) a cerca de 20km ao norte da cidade de Santa Cecília, correndo de sul para o norte e passando ao oeste da cidade de Monte Castelo, ao leste da cidade de Major Vieira. Após atravessar a Floresta Nacional de Três Barras, passa ao leste da cidade de Canoinhas após o que deságua no rio Negro, do qual é um dos principais afluentes. Ao longo de seu percurso cruza as rodovias BR-116, BR-477 e BR-280 e as ferrovias FSA-116 e FSA-280 Entre os municípios de Major Vieira SC e Canoinhas SC, forma uma queda d'água de beleza sem par, muito frequentada no verão por banhistas e apreciadores da natureza.” (Fonte: Wikipedia) 

Olhei na janela e, na paisagem composta de uma via asfaltada empoeirada, com transversais sem calçamento (algo que lembra, no verão, as ruas de Búzios cobertas de areia da praia), pude observar três cavalos pastando num terreno baldio ao lado, onde, outrora, talvez houvesse uma construção de madeira, com base em alvenaria. No céu, as nuvens de chuva emolduravam a visão, enquanto o vento zunia como se fora um enorme mosquito no ouvido de alguém que tenta dormir e teve queimado seu repelente elétrico. 

Parafraseando Antônio Adolfo, por aqui os caminhos não são feitos de pedra e aço e nem existem arranha-céus espetando o espaço. Existe uma mescla de Natureza com alguma invasão do homem que, assim, ainda não fez grande destruições, pois existe algum respeito com as dádivas divinas. 

Nessa linha eu observo as mudanças. De acordo com a época do ano a paisagem muda e resolvi registrar um pouco como hobby. Minha primeira tentativa foi com uma árvore do quintal (qualquer hora eu falo disso); resolvi sofisticar um pouco e passei a fotografar um trecho do rio Canoinhas (exatamente esse da tal queda d'água). Quase um ano depois, terminei o registro mensal de seu comportamento e deixo aqui a miniatura das fotos e um vídeo com uma homenagem ao Paulinho da Viola. Acho que vale a ideia e, no Facebook, existe o álbum completo, para quem quiser o download das fotos.  



Boa Noite! Eu sou o Narrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário