domingo, 17 de julho de 2011

Veranico

O veranico é um fenômeno meteorológico comum nas regiões meridionais do Brasil. Consiste em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso (25-35 °C), forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação fria. Para ser considerado veranico, é necessária uma duração mínima de quatro dias às vezes prolongada a várias semanas.

Resumindo: um “verão nanico” no meio do inverno!

Só que, da mesma forma que a geada, isso tem uma história algo diferente.

Havia um bruxo muito velho que parara de comemorar seu aniversário quando completara trezentos anos e isso foi bem antes de qualquer coisa histórica que apareça nos antigos escritos. Ele detestava o frio e sempre procurava lugares mais quentes para morar.
Só que isso não era sempre tão simples e, para se aquecer, fizera um trato com a lua, que sumiria na neblina noturna, nas noites de cheia, para que os dias fossem quentes, sem qualquer nuvem no céu.
Um belo dia, ele apareceu lá na montanha. Muito baixinho, um verdadeiro “nanico” (de onde, então, teria surgido o nome do fenômeno) encantou-se pela doçura de Ana e a ela ensinou esse feitiço, já que gostava muito do sol.
Na última semana, quem sabe, ela lançou o feitiço por aqui, permitindo que o trajeto pela estrada das flores amarelas, na direção das terras de Alice, somente mostrasse o azul do céu e o brilho do sol.
Lembrei do tempo de magia, vendo o final da saga do outro bruxinho, onde uma batalha foi travada.
Ana, se tivesse acontecido, poderia ser mais um integrante dessa saga. Das pessoas cujas histórias narrei, ela realmente foi muito especial. Descrevê-la é complicado, mas isso Vercillo fez com maestria.
E será que ela deu uma “mãozinha” ao Neville na hora que ele destruiu Nagini?



Boa noite! Eu sou o Narrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário