sexta-feira, 22 de abril de 2011

Todo Pokémon evolui

“Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis espécies de Pokémon se desenvolveram. Pesquisadores procuraram e identificaram centenas dessas criaturas. E ainda há muitas mais para serem descobertas. Muitas histórias foram passadas contando as extraordinárias aventuras que os humanos compartilham com seus amigos Pokémon. Também houve conflitos, mas através das eras, aprendemos a viver em harmonia e assim a história continua…”
Trecho inicial de Pokémon 8: Lucario e o Mistério de Mew


Lá pelos anos 1990, fui apresentado a esses bichinhos bem interessantes, onde uma das suas características era a evolução. Poderiam começar como uma inofensiva e simpática criatura e terminar como um dragão ou algo do gênero talvez nem sempre tão simpático e inofensivo assim. Eram utilizados em estorinhas e jogos de cartas ou videogames.
Claro que todo tipo de polêmica surgiu a respeito da ideia e também as tais piadinhas, cujo mote seria “Todo Pokémon evolui” (experimente colocar essa frase no Google para ver o que aparece).

E o que seria EVOLUÇÃO?

Segundo o dicionário: e.vo.lu.ção (lat evolutione) sf 1 Progresso. 2 Transformação lenta e progressiva de uma ideia, fato, ação etc. 3 Processo pelo qual todo organismo vivo, a partir de um estado rudimentar e por meio de uma série de alterações gradativas, vai adquirindo as características que o distinguem.

Evolução também pode ser uma aventura. Quando mudamos de cidade e de estilo de vida, procuramos evoluir de alguma forma. Durante toda nossa vida, experimentamos muitas coisas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Coisas boas, coisas ruins, mas sempre procurando evoluir tanto profissional como espiritualmente. Em dado momento, isso tudo acontece novamente (assim como no POKÉMON).

Alguns agem de outra forma: levantam as mãos para o céu e esperam que a evolução caia sobre suas cabeças, como raios de fogo ao melhor estilo “He-Man” (para não perder a deixa dos desenhos animados). Com isso, acreditam que os que evoluem ficarão eternamente à disposição de seus desejos até que...
Bom... melhor transformar isso numa historinha:

Ela fez uma opção e ele respeitou (se bem que ela poderia ter sido mais delicada e gentil, mesmo que omitisse certos fatos, cujos detalhes mórbidos quem vai omitir sou eu).
Por sua vez, ele evoluiu.
Quando ela soube que ele ia embora, colocou as mãos na cabeça e pensou: “E agora? Que merda que eu fiz!! Dei bobeira e agora o que vou fazer?"
Mais do que depressa, procurou um texto na Internet, transformou isso num e-mail e enviou, como se fossem palavras dela, acreditando que ele nunca descobriria tal obviedade. Ele respondeu, mas também vou pular essa parte.

O ideal, para encerrar essa confusão que a narrativa se tornou, seria que ela procurasse o verbete no dicionário e lá encontrasse algo assim:
e.vo.lu.ção (lat evolutione) sf 1 Descobrir que precisamos aceitar nossos erros, correr atrás de quem se ama, pular no colo, dar um beijo na boca e dizer: não vá embora porque eu te amo e não vivo sem você.


Boa noite, Pokémon! Eu sou o Narrador.

2 comentários:

  1. lendo tudo isso ... que de forma brilhante foi escrito querido amigo fico me questionando... porque a teoria da evolução das espécies nao foi brilhantemente citada?? rs ... pq se tivesse sido certamente chegaria ao ponto crucial de tal teoria que diz que somente os mais fortes sobrevivem... ou seja os pokemons que encaram a vida... nao deixando pra simplismente ver a vida passar pela janela... vivem a vida pq até mesmo os animais ditos irracionais vivem e de certa forma evoluem... minha cadelinha lhasa só faz xixi no jornal... isso é uma tremenda evolução nao concorda? hahaha pq entao que isso mtas vezes não pode ser possivel as pessoas... ou entao as cidades... as comunidades... oh my gód será preciso sempre a mídia global citar um assunto para que entao a população o reconheça como primordial... ?? ai ai ai... o g1.com entao vai bombar pq vou mandar muitas sugestoes de matérias pro fantástico ... pq senão caso contrário ficaremos na mesmice do será... é mesmo...? como sempre meros prestadores de serviços.. ou entao a famosa frase: " eles estao sendo pagos pra isso"...ohhh e quanto ao pokemon evolutivo... um fighter e na sequencia GAME OVER BROTHER...HAHAH ATE AMANHA SAUDADE JÁ VOLTA LOGO ... BEIJAO

    ResponderExcluir
  2. ahh esqueci de citar adorei o blog... esse eu consigo entender ... os contos de fadas nao tenho interpretaçao de texto suficiente pra isso hahaha... PARABENS ESTÁ OTIMO O BLOG...

    ResponderExcluir