domingo, 3 de fevereiro de 2013

Aluno Nota 10

Apesar da minha fase discente/docente ter passado, ainda acho muito interessante o retorno às aulas. Outro dia, já pela enésima vez e mais de dez anos depois, vi novamente o primeiro filme do Harry Potter que fala do primeiro dia de aula. A curiosidade dos alunos quanto aos novos colegas, como será a turma, os professores, sempre achei isso ótimo. 

Atualmente eu espero o primeiro dia de aula para viajar, pois é a melhor fase para encarar a praia, algo tão distante da atual moradia (o barbeiro foi essa semana e volta na segunda... ele não aprende!). 

De qualquer forma, em qualquer época, acompanho o andar da carruagem. A educação escolar mudou, os professores agem de forma diferente, os alunos já não os chamam de tia/tio (bons tempos!) e nem sempre é preciso tirar notas para passar de ano. Acho que algum referencial foi perdido, mas ainda se fala que “fulano” é aluno nota 10. 

Conheci Ana Vitória recentemente. Uma pessoa especial pelos seus ideais e que mantém uma fan page no Facebook (clique aqui para conhecer). Hoje o texto é dela:

“Quando o Narrador me pediu para fazer um texto para colocar aqui no blog não fazia ideia sobre o que iria escrever... Então parei para pensar sobre o que de fato as escolas precisam e percebi que, hoje em dia, os alunos só pensam em tirar 10, só se preocupam com notas, dai veio a ideia de escrever um texto que mostrasse que tirar notas máximas não é o objetivo do estudante e o que é de fato um aluno nota 10. 

Aluno nota dez é aquele que procura aprender cada vez mais e não se preocupa em tirar 10 em todas as provas, mas procura ser 10 em tudo que faz! É dedicado, esforçado e curioso.
Aluno nota dez não estuda apenas para querer ser mais que seus colegas, para se exibir ou puxar saco dos seus professores, mas sim para, a cada dia, poder adquirir um pouco mais de conhecimento. 
Aluno nota dez não guarda conhecimento apenas para si mesmo, ele compartilha com seus colegas. 
Aluno nota dez não humilha aquele colega que tem dificuldade, ele ajuda. 
Aluno nota dez é um bom cidadão fora e dentro da escola. 
Aluno nota dez nunca desiste do que quer, mesmo parecendo impossível, ele tenta até conseguir. 
Aluno nota dez é motivação para todos que não gostam de estudar. 
Isso sim é ser um aluno nota dez: Luta e sucesso!” By Ana V 

Simples assim! 

Ai fiquei pensando o que colocar para ilustrar o texto. Lembrei de novo do Harry Potter, na cena que eles abrem os “sapos” de chocolate e ficam com a figurinha. Peguei uma figurinha de alguém que representa muito bem o número 10 (quando eu colecionava selos era um dos meus preferidos).


Boa tarde! Eu sou o Narrador.

Um comentário:

  1. Conheço a página da Ana Vitória e sei que ela representa bem os ideiais que prega na página da sua escola e no texto que ela assina neste Blog.

    Eu acompanho suas postagens e sempre que posso dou minhas contribuições e as vezes faço críticas. Em todas as vezes em que conversamos, ela se mostrou muito inteligente e bastante questionadora! Não pensem os que leem estas minhas palavras, que esta mocinha aceita qualquer opinião sem questionar.

    Minha opinião sobre o trabalho que ela desenvolve administrando a fanpage da Escola onde estuda é que muito em breve teremos um bom exemplo de ferramente democratica de mobilização dos alunos, cobrando melhores condições de estudo e melhores condições de estrutura física das escolas. Hoje ela em relação aos seus colegas de escola e aos seus professores, ela é sozinha neste projeto. No entanto na internet muita gente a apoia, como é o meu caso. Tenho a esperança que um dia as pessoas que convivem com ela no ambiente escolar, incluindo seus professores, possam perceber que estão perdendo um oportunidade inédita de terem suas vozes ampliadas pelo potencial da internet e das redes sociais.

    Para que isso aconteça, a adolescente Ana Vitória, tem uma missão dificílima que é ser a facilitadora e integradora entre os diversos interesses dos diversos atores que compõe a cena do universo escolar.

    Ela tem potencial e esta aprendendo dia a dia com as experiências e lições que ela mesmo busca pela internet e pelos livros...

    Pessoal, essa menina vai longe...

    Parabéns Ana Vitória Slavica Radic


    ResponderExcluir