sábado, 7 de janeiro de 2017

Cinema de Animação

Quando surge a inspiração temos mais é que aproveitar, principalmente quando há tema e tempo. Já contei algumas vezes sobre meu gosto por cinema, incluindo filmes de animação (só não gosto muito é de filme de cachorro, mas isso eu explico outro dia) e, para minha sorte, surgiu um cinema na localidade que passa lançamentos. Na última quinta-feira eu aproveitei o lançamento de “Moana – Um Mar de Aventuras”, uma animação sensacional dos Estúdios Disney, que a imprensa insiste em relacionar como “filme de princesa que não é princesa tradicional”, “sem a pretensão de seguir à risca a receita básica dos filmes de princesa”, “filme feminista”, e outras coisas do gênero. 

O filme é simplesmente lindo e a personagem é doce, corajosa, determinada, humilde e todos os elogios seriam pouco para caracterizar a pequena Moana. Ela não é princesa (se bem que herdaria a liderança de sua aldeia pelo simples fato de ser a filha única do chefe), o filme não é um conto de fadas e sim uma grande aventura sobre a Polinésia e uma lenda, contada logo no início pela avó da protagonista (prestem bem atenção nesse início porque ele é fundamental para entender o restante). 

Algumas boas mensagens subliminares, boas piadas, um frango interessantíssimo, um porco que fez somente uma ponta e um semideus bufão (quem sabe “bundão”) que foi fundamental para que o mundo fosse salvo. Muita emoção de verdade o tempo todo, dá pra conversar com as crianças sobre a “moral da história”, e vamos parar com isso de "princesas da Disney" fragilizadas porque desde a Fiona do Shrek e do surgimento das heroínas das distopias que esse conceito já se foi há muito tempo. Século 21, não é mesmo? 

Em Curitiba fui atrás de “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta” que também é muito bom, mas virou fábula e a história é bem mais adulta, já que é uma comédia musical animada (os pais curtirão mais que os filhos e sairão dançando do cinema – isso eu vi, ninguém contou!). Destaques para a dublagem da elefoa Meena (a voz da Sandy é inconfundível), mas quem canta em português é a Wanessa Camargo (dubla a porco-espinho Ash). 

“Cinema é a melhor diversão!” 'Bora assistir a sessão da meia-noite com o Tom Hanks em “Sully”... mas isso eu conto depois.

 Boa Tarde! Eu sou o Narrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário