sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Brincadeiras da minha infância

Com uma semana de atraso, a chuva hoje chegou pra valer. Já tinha dado o ar da graça, num outro dia, com uma noite de tempestade, daquelas dignas de Adrielle, onde raios e trovões fizeram a festa (mas por aqui não houve apagão). 

Nos tempos de infância, dias de chuva, principalmente nas férias, atrapalhavam totalmente as brincadeiras do dia a dia. Nada de bicicleta (hoje em dia também não), bola de gude, brincar de pique, pião e coisas do gênero. Só que isso valia mais para a turma interiorana e não para aqueles criados nos apartamentos de cidade grande, onde, naquele tempo, não havia play ground coberto ou condomínios fechados. A turma do apartamento tinha que se virar com outras atividades. A televisão estava começando, mas já havia uma boa programação infantil (que incluía o eterno “Pica-Pau”, sucesso até hoje); muitos jogos da “Estrela”, dominó e eu gostava bastante do Jogo da Memória. 

Recordar é viver, mas estou falando tudo isso por conta de um comentário daquela mesma amiga que, no ano passado, foi falar contar uma estória para a turma de menos de três anos de seu filho. Dessa vez, a mesma turma tem menos de quatro anos e ela assim escreveu:

“Hoje tenho que ir a escola do meu filho falar para a geração "Discovery Kids " e brinquedos "Fisher Price" sobre as brincadeiras da minha infância !!!!!” 

Os amigos começaram a mandar sugestões: bolinha de gude, pião, bambolê, batatinha frita 123, lencinho na mão, gato mia e elástico (os dois últimos tive que procurar no Google, quando descobri que “gato mia” e “cabra cega” eram a mesma coisa”). 

Nessa situação eu estaria liquidado. Gostava mesmo era de ler gibi, colecionar selos, escrever cartas para amigos distantes (N.N. Cartas escritas e enviadas pelo correio eram os e-mails de antigamente), mas joguei muito botão e algumas das brincadeiras descritas rolavam no colégio. Jogar futebol só depois de bem mais velho, onde eu era o dono da bola e pronto: tinha vaga pra jogar. 

Por conta disso, dias de chuva nunca foram problemas pra mim: já ficava dentro de casa mesmo e inventava o que fazer. Hoje em dia sigo inventando e a última foi tentar tirar fotos da tempestade. 

Fotos da lua e do pôr do sol são moleza (se bem que tem que ter alguma sorte e tals), mas tempestade tem que ser bom e tem que ter muita paciência. Paciência faltou, sorte não veio junto e acredito que também faltou máquina adequada para o evento. O que não aconteceu com o (K)Clown, que aproveitou bem o momento e mandou muito bem. O máximo que eu consegui foi um clarão (já foi alguma coisa). 

O que importa mesmo é a distração. Lembrando das coisas de criança, escrevendo um texto, fotografando a natureza, seja lá o que for para escapar do tédio. 

Alguém aí quer jogar War?



 
Boa Noite! Eu sou o Narrador.  

N.N. (nota do Narrador) A foto dos raios foi gentilmente cedida pelo amigo e jornalista Klaus Pettinger. Visite seu blog "Klaustrofobias", onde você também encontra as informações sobre formas de contato, preferências musicais, etc.

3 comentários:

  1. Bom dia... eu sou a mae da criança geraçao brinquedos Discovery Kids e Brinquedos Fischer Price...dias de chuva para mim, na infância não eram tao ruins como sao hoje em dia,pois a energia é cortada e aqui até meu portão é eletrônico...quando era criança, "a luz acabava" sempre que chovia ou quando ligávamos muitos eletrodomesticos ao mesmo tempo!!! A casa era muito antiga e tinhamos que trocar o fusível(uau, antiga mesmo)!!! Mas inventávamos sempre uma bagunça para fazer...ou entao ficávamos vendo os raios caírem pela janela(morava em frente ao Clube Petropolitano do Valparaiso que tinha 3 pára-raios ao redor do campo de futebol)!!!!Ah, hoje em dia temos um pião moderno que se chama Blade, ou Bay Blade...tem para meninos e meninas...com motivos de super-heróis e princesas e uma arena para jogar e competir com os amigos!!!
    Excelente dia de sol ou chuva para você!!!!
    Raquel Montenegro Benvenuti

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Lembrei de várias situações da minha infância e definitivamente odiava dias de chuva! Jogos de tabuleiro nunca fizeram meu gosto: pouco dinâmicos, pouca "jogabilidade", baixa resolução... hahaha Ao contrário de esportes, andar de bike, brincar na lama, ou qualquer coisa do gênero usualmente aproveitado pela criançada do interior que jamais havia ouvido falar de TV a cabo ou parabólica.
    De qualquer forma, hoje as tempestades fazem muito meu estilo, desde que não ocorram às 4h da madrugada ou na saída do trabalho! :)
    Obrigado pela citação, divulgação, "elogiamento" e aproveitamento da foto! É só paciência mesmo, agora mesmo estou tentando pescar algum...
    N.C. (Comentarista): "gato mia" é diferente de cobra cega, porque é feito num quarto totalmente escuro, onde as crianças que se escondem tb não enxergam nada! Pois é, hj em dia não daria certo... ;p

    ResponderExcluir
  3. Gente!!! É cobra-cega, sempre achei que fosse cabra-cega....kkkkkkkkkk
    Bom, de qualquer forma fiz uma mistura dos dois, nao tinhamos uma sala escura, só o lenço da "mamae Raquel" que era muito grande por sinal, para vendar os olhos dos pequenos!!!!
    Tchau gente!!!!!!!!!Ótimo domingo para todos!!! Amanha estarei ficando mais velha!!!! Ui!!!!

    ResponderExcluir