sexta-feira, 15 de março de 2013

Águas de Março

Desde aquele tempo, onde Tom Jobim e Elis Regina já contavam o que acontecia no final do verão, que a gente já conhece o pau e a pedra que vão rolar das encostas e entupir bueiros e assim a Praça da Bandeira e o Aterro do Flamengo ficarão debaixo d'água. Depois que passa o dilúvio, fica aquela chuva bem chatinha e ai vem os acidentes de trânsito..... 


- Ei, Narrador! Vamos melhorar o assunto porque este é lá com o Datena e o Marcelo Rezende! - reclamou o Guri, que enviou imediatamente uma coruja, enquanto este texto ainda estava no rascunho. 
 
Já que houve a crítica, mas para não perder muito a ideia, o final do verão realmente é chuvoso. O insuportável calor de quase 25º (calor é questão de latitude e longitude) dá lugar a um friozinho de 20º e as mudanças na indumentária do dia a dia já aparecem pelas ruas que substituíram a poeira por uma lama descomunal. Dessa forma, os passeios de bicicleta foram adiados até daqui a uns nove meses (isso eu já expliquei) e a preguiça toma conta do ambiente. Traduzindo: isso é o outono chegando! 

E foi num outono desses, lá no século passado, há uns 17 anos, que eu comprei meu primeiro computador e iniciei os passeios pela Internet. Logo fui apresentado aos chats, primeiro no IRC e depois ao ICQ. Com o desenvolvimento da coisa, outros programas surgiram, veio a chamada “internet rápida” (que substituiu os avançadíssimos modens discados de 56k) e o simpático programa, inicialmente pertencente à Mirabilis, foi substituído pelo MSN. 

Hoje, véspera de outono, águas de março fechando o verão, o MSN será desativado e substituído pelo Skype. Seria um avanço tecnológico? Tenho minhas dúvidas, pois a interface é bem feia e não animou muita gente. Para os órfãos do programa que acharam que “é o fundo do poço, é o fim do caminho” e que ficaram “no rosto o desgosto, é um pouco sozinho” ainda existe a salvação: ao contrário do extinto MSN, o ICQ continua lá, no mesmo lugar, cheio de recursos tecnológicos e, acredito, com o mesmo cacarejo quando chegam as mensagens. É só conferir, procurando no Google, e convencer os amigos que o caminho pode ser outro.

♪São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no teu coração♫  


Boa Noite! Eu sou o Narrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário