domingo, 17 de maio de 2015

O Aquário

”Eu preciso de um apoio: minha vida e minha obra são imprevisíveis e eu preciso de alguém que entenda isso e que possa estar lá quando eu não puder; alguém que entenda que quando eu não estou lá é porque eu preciso estar aonde eu estiver. Preciso de alguém que acredite e apoie isso. Pareço louca, mas eu não sou!” (Grey's Anatomy – 11x09 – versão livre do diálogo de Meredith com a candidata a babá) 

- Vendo "Grey's Anatomy"? 
- Sim! Yasmin adora... tanto que ela dormiu em menos de 1 minuto de filme! - Mônica riu. 
- E como foi lá? Ela melhorou? 

Depois do nascimento de Rodrigo, coberto de imprevistos, Bia mudou: bebê prematuro (não foi um prematuro grave, mas sempre dá mais trabalho – ele está bem atualmente, sem problemas), marido de licença médica (já está recuperado também e já voltou a jogar futebol com os amigos quando é possível) e retorno ao trabalho (Bia é formada em jornalismo, tem um blog, e passou um tempo frequentando alguns ativismos relacionados a gravidez e parto, usando um pouco da experiência que ganhou no nascimento do bebê), a amizade das duas não chegou a estremecer, mas alguma coisa diferente acontecera. Mônica esteve lá algumas vezes, mas Bia estava sempre ocupada com alguma coisa e as visitas eram rápidas. 

Dessa vez, na comemoração do aniversário do filho (só um bolinho mesmo, para marcar a data), ela estava mais calma e puderam conversar. 

- Sabe, Mônica, foi muita piração e peço até desculpas... 
- Sem essa, Bia! Somos amigas e amigos entendem tudo! 
- Não! Eu passei dos limites! 

Agora, escrevendo um livro e alguns artigos, para a revista que trabalha, ela reflete sobre tudo.

- Quase perdi meu casamento em cima dessa loucura que foi o ativismo! Você não imagina as coisas que eu li, que eu ouvi e, você sabe, cabeça de jornalista viaja mesmo, principalmente quando passa por problemas e resolve entender o que existe. O que mais chamou a atenção foram pessoas que ficaram deprimidas e tristes porque seus "planos" não deram certo, mas continuaram sadias, com filhos normais e vida sossegada. E quem falou que estava nos meus planos o meu acidente? Vamos cantar parabéns? 

Yasmin ficara entretida, com um aquário virtual, e não prestou atenção quando Mônica chamou, mas quando soube que era a “hora do bolo”, saiu correndo para cantar também (do jeito dela, claro!). Depois do festejo, retomou a distração.

- Ela gosta muito de peixes. Sempre vamos ao mercado da ilha assistir a chegada dos pescadores. 
- Esse aquário é ótimo. Pensei num de verdade, mas seria outra coisa pra cuidar e aí isso não ia prestar. 

A hora passou rápido, chegaram as despedidas e Mônica foi embora, sob os protestos de Yasmin. 

- E o que ela concluiu? - perguntou Leo. 
- O mesmo de sempre: fodam-se os intelectualóides que acham que sabem de tudo e, ainda por cima, querem que os outros só façam o que eles dizem, porque só o que eles dizem é que está certo. Para eles, o melhor seria ter um aquário, só que cheio de humanos que nada mais fariam do que nadar de um lado para o outro sem chegar a lugar algum. 
- Bom... pelo visto ela melhorou e você (ainda bem) continua a mesma! - Leo riu. 
- A sorte dela é que ela não é a Meredith... aliás... a minha sorte também! Você leva Yasmin pra cama? 




Boa Tarde! Eu sou o Narrador.  

N.N.: Quer ler mais sobre “Leo e Mônica”? Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário