domingo, 26 de maio de 2013

Porque hoje é domingo

Uma das minhas bandas favoritas, nos anos 1970, era a Brazuca, do Antonio Adolfo e Tibério Gaspar (clique aqui para conhecer). Participou de dois festivais da canção e suas músicas contrastavam com o momento político-musical da época, já que falavam mais de coisas simples, ao invés de virarem “hinos” anti ditadura. Uma dessas músicas sempre vem à cabeça, em dias como hoje.

♪“Ei você do jeito triste 
Faz de conta que mudou 
Alegria ainda existe 
Porque hoje é domingo e já raiou.
Ei você do terno escuro 
Quanto tempo trabalhou 
Pense menos no futuro 
Porque hoje é domingo e já raiou”♫ 

Os domingos são interessantes: algumas pessoas aproveitam para dormir até mais tarde, somente parte do comércio fica aberta, mas algumas características existem em todo lugar, como a missa católica, o cheiro característico do frango, assado naquelas máquinas que chamam de “televisão de cachorro”, que será servido com a indefectível maionese, na hora do almoço na casa da avó (em alguns casos, também nos almoços das igrejas, porém sugiro evitar nesses locais ou congêneres). 

♪“E a moça arranjou um namorado 
E a rosa se abriu sobre o luar 
E a banda tocou mais um dobrado 
E é tanto biquini a beira-mar 
E o homem flutua pelo espaço 
E a escola de samba desfilou 
E o choro no riso do palhaço 
Porque hoje é domingo e já raiou”♫ 

O frango também pode ser acompanhado da farofa: aí já é especialidade da turma que acorda às quatro da manhã, para pegar o ônibus na direção da praia ou, no Rio de Janeiro, para a Quinta da Boa Vista. Antiga residência imperial, guarda um passeio sensacional com visitação ao fantástico Museu Nacional, ao Museu da Fauna Brasileira (espero que ainda estejam abertos) e ao Zoológico. Se não quiser fazer nada disso, é só esticar a toalha xadrez em algum ponto, brincar com as crianças, andar de pedalinho (se ainda existir) e depois almoçar. No final do dia, enfrentar a volta de trem ou ônibus. 

Enfim, é um dia bem legal. Aproveitei o sol e saí a pé, para uma caminhada e para sintetizar alguma vitamida D. 

♪“Ei meu povo tempo avança 
E a semana terminou 
Riso solto, pé na dança 
Porque hoje é domingo e já raiou!”♫ 

E você? Vai ficar em casa com a bunda na cadeira pendurado no computador? 'Bora sair e se divertir né... hoje é domingo!



   

 
Bom Dia! Eu sou o Narrador.

3 comentários:

  1. O problema do domingo é que quando acaba o futebol, vem a deprê do fim do fim de semana. Se eu fosse musico, criaria um fado com esse tema.
    Mas pior mesmo é o sábado, que tem feijoada.

    ResponderExcluir
  2. O domingo sempre foi visto como o dia para se descansar. Muitas pessoas tem o hábito de não fazerem absolutamente nada simplesmente porquê é domingo. A realidade é que com a correria do meio da semana e a "falta de opções" para a diversão no Brasil contribuam para esse cenário. Mas como narrado acima, uma simples caminhada pode mudar o seu dia!
    Bom domingo para todos!

    Jean Carlo
    //

    ResponderExcluir