sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Vinho e o Frio

Este ano, o inverno, com seu frio rigoroso e persistente, ainda não apresentou as belas manhãs ensolaradas, com a geada cobrindo os campos e os jardins e muito menos nevou, como há quase um ano atrás. Com a promessa de frio lunar polar para os próximos dias, ter em casa um bom vinho sempre é uma boa pedida, já que sair para jantar e degustar tal iguaria é uma coisa um pouco complicada. 

Lá nos “antigamentes”, quando não havia a Lei Seca (por sinal, uma excelente lei), eu gostava de frequentar a Pousada dos Eucaliptos, lá em Petrópolis, e tomar uma canja, acompanhada por uma taça de vinho, toda quinta-feira, durante o inverno. Era um local super agradável, administrado pela ONG Cruzada do Menor, sem fins lucrativos e que, infelizmente, virou outro investimento imobiliário, quando as contas foram maiores que a receita (o link que deixei é antigo, mas dá para ter uma ideia do charme do lugar). Depois, transferi minha degustação para uma padaria, perto de casa, que servia sopas variadas aos domingos, quando também apreciava um vinho. 

Lendo assim pode parecer que sou um “expert”, um enólogo ou mesmo outra coisa não tão chique; não é nada disso: eu pouco entendo do assunto, não imagino que vinho eu tomava nessa época (era “da casa”, servido em taça ou caneca), mas ajudava a enfrentar o frio que lá também não era moleza. 

Vindo para o sul, tive a oportunidade de conhecer algumas vinícolas, sendo, a mais recente, a Vinícola da Serra, em Pinheiro Preto. Um lugar muito legal de visitar e, na degustação, fiquei encantado pelo vinho artesanal, produzido com quase todas as mesmas técnicas vindas da Itália à exceção do “pisar nas uvas”, e trouxe pra casa algumas garrafas. A única coisa chata disso tudo é que, para conseguir renovação do estoque, só indo lá ou encomendando diretamente. Por um lado é uma vantagem, em relação à qualidade, mas complica um pouco com certeza. Fica a dica e 'bora tomar um vinho porque o frio já bate na porta (mas se beber, não dirija).  


Boa Noite! Eu sou o Narrador.

2 comentários:

  1. A Pousada dos Eucaliptos foi a minha primeira casa em Petrópolis. Era ótima, o lugar muito bonito e tinham um suco de melancia com hortelã excelente no café da manhã. Uma pena ter acabado, uma pena mesmo. Boas lembranças dos tempos do nevoeiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei hospedado por lá e também foi minha primeira casa. Bons tempos da montanha!

      Excluir