quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pedra 90

"Significados de Pedra 90: 1) Pessoa de grande valor. Que cumpre com sua palavra. 2) Originária do jogo de TOMBOLA (similar ao bingo), mas com noventa pedras no saco. Pedra 90 é a pedra de maior valor no saco." (fonte: Dicionário inFormal) 

No texto anterior eu falei que gostei de uma frase que ouvi num filme e isso me deu inspiração para escrever, de novo, com um bordão como apelo no título. Na verdade, a coisa completa seria “Pedra Noventa, só enfrenta quem aguenta”, muito falado pelo personagem Pedro Pedreira, interpretado pelo Francisco Milani, na Escolinha do Professor Raimundo. Chico Anísio, diz a lenda, criou a Escolinha para manter viva a chama dos velhos humoristas brasileiros e por lá passaram vários que andavam esquecidos na época. Quem nunca viu pode conferir no canal Viva, ou no Youtube. 

Já aprendemos que ser velho não significa ser obsoleto: como legítimo adolescente da terceira idade (definição dada por uma amiga) e frequentador assíduo de excursões com pessoas bem mais velhas do que eu, posso garantir que essa turma é animada, divertida e gulosa (ninguém é fraco na hora do buffet e do vinho). 

O melhor exemplo disso é o Velho Pai: no auge dos seus noventa anos, completados hoje, guarda a lucidez e a experiência que as décadas o presentearam, compartilhando sua alegria e disposição com todos aqueles que tem o privilégio de estar com ele. Definitivamente, ele é o “Pedra 90” e merece todas as homenagens nesse dia tão festivo. 

E eu só tenho a agradecer a ele por todos esses anos de convívio e amor, ao apoio sempre recebido, à presença nos meus momentos importantes, enfim... a tudo. Se hoje cheguei onde estou certamente devo a ele e também à minha mãe, que comemora lá do céu. Agradeço também aos amigos que estão mandando recados no Facebook, telefonemas diretamente para ele e os SMS. 

E 'bora seguir viagem para completar essa comemoração de perto. Será que vai ter bolo?

Boa Noite! Parabéns, Papai! Eu sou o Narrador.

Um comentário: