Com a proximidade do inverno, dias com temperaturas mais amenas e chuvosos passam a fazer parte da nossa rotina, antes de chegar o já conhecido frio lunar.
- Lá vem você contando aquela história do inverno de nove meses e o resto para as demais estações.
- Cala a boca, Quati! Vai procurar uma lixeira pra fuçar!
Lá nos “antigamentes”, no interior do Rio de Janeiro, algumas coisas pareciam feitas para assustar crianças como os apagões, as trilhas de formigas, os “bate-bola” no Carnaval e a “Folia de Reis”.
Do folclore herdado de Portugal e Espanha, desde a noite de Natal, grupos saíam às ruas tocando instrumentos esquisitos, batendo tambores, cantando músicas ininteligíveis e visitando algumas casas, à busca de algum agrado ou, até mesmo, de aguardente. Nessa hora a criançada corria e se escondia, com medo sei lá do que.
Eu sempre tive dificuldade para entender a simbologia do Natal, mas depois que parei de ter medo dessas coisas, o som do tambor no dia 25 de dezembro traz boas recordações e, uma delas, é a música do Ivan Lins que dá o título de hoje.
O LP “Nos Dias de Hoje”, em parceria com Vitor Martins, veio com muita crítica política e também algumas pérolas como "Bandeira do Divino". Para quem nunca ouviu, encontrei um vídeo no YouTube com participações de Jorge Vercilo, Simone e Zizi Possi.
Pesquisando mais um pouco, encontrei a “Casa Santos Reis” que, apesar de ficar em Rio das Flores, nunca tive oportunidade de visitar (o que tentarei fazer na próxima). Inaugurada em 6 de janeiro de 1980, é “a única dessa natureza no Estado do Rio de Janeiro, passou a realizar, anualmente, uma festividade denominada “Visita de Santos Reis”, no sentido de incentivar a reativação e criação de novos grupos de Folias de Reis na região, o que veio a ocorrer em anos posteriores, preservando-se, assim, essa manifestação folclórica de fundo religioso.”
Hoje, 6 de janeiro, é Dia de Reis. 'Bora desmontar a árvore e iniciar o ano.
♪“Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia, a bandeira segue em frente atrás de melhores dias.”♫
Boa Noite! Eu sou o Narrador.
N.N.: Tive a oportunidade de conhecer o historiador e professor Affonso Furtado Silva, no dia 18/04/2014. Realmente não sei quem ficou mais emocionado com o encontro se ele ou eu. Eis que, de repente, apareci na casa do irmão dele querendo conhecer um pouco de sua história e de seu trabalho e fiquei encantado com o "banho" de cultura que ganhei. Além da celebração, seu trabalho conta com a participação da comunidade e a Casa Santos Reis, atualmente, ainda sedia, com a participação da prefeitura, cursos de artes. Ainda há uma creche e um projeto para uma casa de idosos. Deixo aqui a dica para quem puder conhecer e ter a sorte de encontrar tão grata pessoa, que me recebeu muito bem e a quem também agradeço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário